segunda-feira, 31 de março de 2008

"O que pensa começa no que ouve"

Há dias fui surpreendido por um slogan da Rádio Clube Português num anúncio de jornal à dita estação: "O que pensa começa no que ouve", o slogan é sem duvida original e sugestivo, mas deixou-me muito preocupado. Sim, é verdade! Fiquei breves minutos a pensar nas coisas que ouço todos os dias e, isso, não se traduziu numa reflexão tranquilizadora. Ao contrário, dei por mim a ouvir vozes. Vozes como essas que todos os dias nos dizem um monte de coisas, tudo com muita rapidez, mas com muito pouca lucidez. Deixo-vos aqui alguns exemplos, para melhor, perceberem como me sinto sempre que as ouço:
. Dizem que nunca farão um aeroporto num determinado sitio (e depois fazem);
. Prometem-nos um campeonato de futebol competitivo (e desde a 2ª jornada que temos o F.C. do Porto isolado no 1º lugar, para antes do Natal já levar uma dúzia de pontos de avanço do mais directo perseguidor);
. Afirmam que a criminalidade violenta baixou nos últimos tempos (e na mesma semana duas pessoas são mortas a tiro em espaço de horas, mais um homem mata a mulher e os filhos e mais um filho mata os pais dentro da própria casa);
. Dizem-nos que vão criar rapidamente para cima de um milhar de empregos (e o desemprego aumenta dois pontos percentuais);
. Avisam-nos que em 2008 não haverá qualquer hipótese de se baixarem os impostos (até aqui nada de novo, estamos em crise...Mas, a vontade, o prazer e o requinte na mentira já não dão para disfarçar, ou melhor, é impossível ter uma área onde não ousem contar a mentirinha da praxe, então o que fazem? Baixam o IVA 1%! Para quê? perguntam vocês, claro! Pois isso em nada se reflecte, mas é a mentira que faltava. Começo a acreditar que estes que nos falam, já não conseguem passar sem mentir, só pode ser!)
A minha angustia vem da incerteza: será que vou mesmo pensar o que ouço? Será que um dia estarei também a dizer todas estas mentiras? Ou terei de passar o resto da vida com as mãos por cima dos ouvidos para não ouvir tudo o que se diz por aí?
Pensando bem, apenas vale a pena ouvir o que nos dizem: os nossos pais, porque nos querem bem; alguns bons amigos porque gostam de nós como somos e, parte do que dizem as nossas mulheres porque são nossas mulheres. Pouco, muito pouco mais devemos registar sem fazer ouvidos moucos.
Pelo exposto, vos digo caros compatriotas da Rádio Clube, a publicidade é original, chega a roçar o charme, mas não me peçam para pensar o que ouço, pois se assim fosse, já estaria emigrado num outro país com uma língua bem esquisita para, pelo menos, não perceber se também me estivessem a mentir!

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu até que concordo com o slogan. se assim não fosse como poderia afirmar: "eu depois de ouvir isto já acredito que posso pensar em tudo..."