segunda-feira, 24 de março de 2008

Com muita tranquilidade

Pois é, assim se passou mais uma Páscoa, com muito frio, mas com a tranquilidade que se espera desta época de celebração cristã. Desta vez, para além, do frio também houve bola. Tivemos a tão aguardada final da taça da liga que acabou por decorrer de forma normal com uma vitória tranquila do Vitória de Setúbal.
É sobre este novo estado de alma dos portugueses que vos quero falar, na verdade, também gostaria de tecer alguns comentários relativamente ao criador desta nova corrente ideológica que de repente nos contagiou a todos e nos trás embalados numa tranquilidade inabalável.
Refiro-me a Paulo Bento, treinador do Sporting Clube de Portugal, este Homem tem-nos ensinado muito, de facto, antes dele tudo era diferente. Não! Não estou a falar do seu estupendo corte de cabelo, sem dúvida fashion, qual Beatriz Costa! Estou mesmo a pensar na forma como os portugueses, em particular os sportinguistas, passaram a abordar o seu quotidiano, em que tudo é encarado sob uma perspectiva muito tranquila.
Senão vejamos, o Sporting está à beira do 6º lugar no campeonato e o que acontece? nada, é normal; O Sporting não joga futebol e o que temos? Nada, tudo é tranquilidade; O treinador do Sporting diz que vai meter o seu nome na taça e levá-la para sua casa, vêm os jogadores do Vitória levam-lhe o troféu para Setúbal e, quando qualquer outro faria uma birra e tentaria por todos os meio ficar com ela, o Paulo Bento, nem reage e deixa o Carvalhal fazer a festa.
Nunca vi nada parecido! Este Homem mesmo com os resultados que obtém está sempre tranquilo, mantém tudo como está, até o penteado - que qualquer outra pessoa já teria desfeito com um ataque de nervos de levar as mãos ao pêlo em atitude desesperada - ele consegue manter intacto.
Mas esta forma de estar é tão relevante que começa a extravasar para outras classes da nossa sociedade, veja-se por exemplo: o preço dos combustíveis a aumentar dia para dia, mas as filas de trânsito todas as manhãs continuam; os professores manifestam-se em peso contra as avaliações, mas a ministra mantém uma tranquilidade absoluta, até George W. Bush já se rendeu à cultura Zen do pacifista Paulo Bento, o numero de soldados mortos no Iraque ascende os 4000...tudo tranquilo, a guerra continua!
Por tudo isto, resta-me agradecer. Obrigado Paulo Bento! Por tudo que nos tens ensinado e transmitido, desde que aderi ao teu movimento estou muito mais sensato. Nem sequer reagi, quando vi uma velhinha ser arrastada mais de 150 m pela estrada fora, puxada por um carteirista em cima de uma moto. Fiquei calmo e toda a rua ficou como eu, tranquila. Se fosse há um tempo atrás eu e todos os que presenciamos tal cena, teríamos tentado apanhar o sacana e recuperar o dinheiro da reforma da senhora, nem que fosse à paulada. Mas, tal como nos ensinaste, são situações normais e temos que continuar, mantendo a tranquilidade!



4 comentários:

Anónimo disse...

Estou muito tranquiiiiillaaaa...

Anónimo disse...

Parabéns pelo cometário "tranquilo",o qual eu subscrevo.

Parabéns pelo blog, deve ter maozinha da Diana lol

Anónimo disse...

Enganei-me o anónimo = Rui Pinheiro, não era necessário, pelo conteúdo facilmente identificavas o autor lol

pp disse...

Obrigadinho pelo Blog! Mas estás enganado... da Diana aqui, nem dedinho!
eh,eh,eh